MSC Música

Carnaval de 2018, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Confesso que já fiz alguns cruzeiros (5 pra ser mais exato) mas decidi fazer um roteiro que sempre tive vontade e curiosidade; um cruzeiro no Brasil em pleno carnaval, do Rio de Janeiro a Salvador, ou seja, as duas “Mecas” do Carnaval. O navio escolhido foi o MSC Música, único que oferece este roteiro, nesta época do ano no país. Foi minha primeira experiência com a MSC e confesso que me surpreendi positivamente em vários momentos, entre uma surpresa e outra.

IMG_5700

Pela primeira vez decidi encarar uma compra na CVC, pra ver se aquilo tudo funciona mesmo. Comprei meu roteiro na CVC do Park Shopping Barigui em Curitiba e na era digital fiquei surpreso com a quantidade de papel que eles imprimem e nos fazem assinar, estou falando dos contratos. Creio que tudo isso já poderia ser digital. Adquiri a experiência “Áurea”, ou seja, a mais completa experiência do Navio. Nesta categoria você escolhe exatamente a cabine que quer ficar, num dos andares VIPs onde estas cabines estão disponíveis. Como bom marujo já aprendi que ficar no meio do navio a meia altura, você sente menos o balanço das ondas. Cabine escolhida, foi só esperar o dia do embarque e voar para o Rio de Janeiro.

Chegando para embarcar achei fantástica a revitalização que fizeram na nova zona portuária do Rio de Janeiro, com aquele trem elétrico VLT passando e ao fundo os grafites do artista Kobra. Muito legal mesmo! O embarque foi tranquilo e sem filas, o terminal é relativamente novo e é fácil se localizar por lá. Óbvio que se houver outros navios para embarque no mesmo dia e horário haverá um pouco mais de movimento de taxis e pessoas circulando. Absolutamente normal!

IMG_5296 IMG_5306

No check-in em terra descobrimos que a cabine que nós escolhemos havia mudado e a nova cabine (12124) era bem perto da proa (frente do navio) e exatamente ao lado de uma porta que dá acesso ao mais movimentado hall dos elevadores. Ou seja, era o último lugar que eu teria escolhido, pois próximo da proa balança bem e em frente ao hall dos elevadores tem muito barulho das pessoas falando e andando, principalmente a noite. Reclamei bastante e eles disseram que nada poderiam fazer e que eu teria que resolver dentro do navio. Ai você já embarca puto da cara pois sabe que vai se incomodar!

Dito e feito, entramos no Navio e subimos na cabine pra ter certeza do que estava acontecendo. Era isto mesmo, cabine muito mal localizada. Desci pra reclamar no Guest Relations e estava o caos instalado, muitas pessoas sendo atendidas por poucos funcionários. Esperei por uns 30 minutos até que no atendimento fui informado por uma menina super mal educada (funcionária MSC) de que o erro foi da CVC e ficou aquele jogo de empurra-empurra. Como opção ela me disse que o Navio estava lotado, que não poderia me acomodar em outra cabine e que se eu não estivesse satisfeito, poderia desembarcar e reclamar o meu dinheiro de volta na CVC, segundo ela, local da origem do problema. “Oh Jesus, é sério que você disse essa frase pra mim…? Hummmmm”

Naquele momento tive 2 certezas; A primeira, de que nunca mais compraria nada na CVC, e a segunda, que provavelmente aquele seria o meu primeiro e último cruzeiro com a MSC, e olha que o navio nem havia zarpado ainda. Rsrs. Voltei pra minha cabine e também percebi que haviam várias coisas sujas, cabelo e cheiro ruim (suor) nos lençois, restos de comida (do hóspede anterior) no frigobar, superfícies que não haviam sido limpas e que lá estavam com marcas de copos. Reclamei, o camareiro fez cara de espanto, mas logo percebeu que estava diante de alguém que nota as coisas. Prometeu resolver tudo enquanto fossemos dar a primeira reconhecida no navio. E assim o fez! Quando voltamos a cabine estava impecável, inclusive com um bilhete do camareiro escrito a mão, onde pedia sinceras desculpas e desejava que tudo estivesse da forma como eu gostaria. Noa 10! Bora navegar e relaxar!!

O NAVIO

O MSC Musica pertence a MCS Crociere, foi construído em 2006 e tem 1268 cabines, que acomodam 2536 passageiros. Os itinerários do MSC Musica cobrem os portos do Mediterrâneo, incluindo Dubrovnik; Corfu; Katakolo; Míconos; Pireu; Rodes; Santorini; Bari; Veneza; Valeta; Málaga; Palma de Maiorca e Esmirna e os portos do Oceano Atlântico, incluindo Búzios; Ilha Grande; Rio de Janeiro; Salvador; Santos; Santa Cruz de Tenerife e Funchal. Pelos seus 12 anos de uso, o navio é muito bem cuidado e conservado, os equipamentos de piscina são novos e estão em perfeito estado, bem como quase todos os espaços de uso comum do Navio. 

547-GoldenBar 547-HavanaClubCigarLounge 547-IlGiardinoRestaurant 547-LaScalaTheater 547-LeMaximsRestaurant 547-LOleandroRestaurant 547-PhotoGallery 547-Q32Disco 547-BardellaCascata 547-GliArchiCafeteria 547-GliArchiCafeteria2 547-DutyFreeShops

A CABINE

A cabine escolhida para este roteiro foi a Externa com Varanda. As cabines são pequenas porém muito confortáveis, com movelaria sóbria, ar-condicionado quente/frio, banheira, frigobar e um Amenity Kit com um cheiro maravilhoso. Com a escolha do pacote Áurea, ganhamos um difusor de ambientes, com a mesma fragrância dos Amenitys. A sacada dá uma sensação de liberdade e uma vista melhor que a outra sempre quando se observa o horizonte.

547-s3-ste

A PROGRAMAÇÃO

A programação é muito legal, afinal estamos num navio chamado Música, que havia saído do Rio de Janeiro(RJ) com destino Salvador(BA) em pleno carnaval.  Existem diversos shows, lounges, festas musicais que varam a madrugada e só terminam ao amanhecer. Como estávamos no carnaval, o Axé e o Samba dominavam as festas. Os shows no teatro eram de altíssimo nível, surpreendente mesmo. Na boate, localizada no ponto mais alto do navio era possível ver o nascer do sol sob o ritmo eletrônico, latino, pop e funk.

IMG_5298

A GASTRONOMIA

A gastronomia é muito fraca, do café da manhã aos jantares com serviços “a Francesa” (aquele em que os pratos vem todos na mesa). Na primeira noite de carnaval em Salvador as pessoas começaram a voltar pro navio depois das 3h da manhã, muitas famintas, exaustas,  e encontraram apenas um trivial sanduíche de pão com pepino, seco, horrível. Foi isso a madrugada inteira, até as 7h da manhã quando começou o serviço do café da manhã. Pão com pepino ? Quem no Brasil come isso de madrugada “amarradão”? Um verdadeiro absurdo. Vi muita gente revoltada, reclamando e pedindo por pizza e/ou outro sanduíche qualquer. Outro ponto é que compramos a experiência Áurea, que dava direito a um pacote de bebidas Alcóolicas ilimitadamente. O que ocorre é que algumas bebidas não estavam disponíveis no navio, o que achei uma falha gravíssima. Ou seja, você paga por aquilo, espera por aquilo e quando chega descobre que não tem. Reclamar não muda nada! Por outro lado descobrimos que a execução dos drinks em todos os bares/lounges é perfeita. A pizza servida depois das 23h também é fantástica, inclusive ganhou uma premiação que avalia as melhores pizzas do mundo.

IMG_5748

SPA

O Spa é fantástico, com diversas massagistas Balinesas, aquelas que colocam a sua coluna no lugar em segundos! Vale muito a pensa! Outro destaque é para as saunas e Jacuzzis, ideal para relaxar a assistir a um por do sol em alto mar.

547-MSCAureaSpa 547-MSCAureaSpaTurkishBath

O SERVIÇO

Em alguns momentos excelente e na sua maioria fraco. A impressão que dá é que a tripulação está muito cansada e estressada, e com razão as vezes, pois há muita gente mal educada, alcoolizada, falando alto, xingando, derramando bebida por tudo, entrando em restaurantes sem camisa, enfim, desrespeitando as regras básicas da boa convivência. O serviço do jantar é impecável, embora a comida seja muito fraca e em pouca quantidade, as vezes é precisa repetir uma entrada ou um prato que saia satisfeito. Na experiência Áurea os hóspedes tem um Solarium exclusivo e separado dos demais passageiros. Senti falta de um garçom que ficasse exclusivamente neste local. Outro ponto que percebi é que as pessoas não reclamam, muitas por que estão num cruzeiro pela primeira vez e não sabem qual padrão deveriam exigir. Ou seja, se está ruim, tá bom.

IMG_5789

O ROTEIRO

O roteiro é bom. O navio zarpou do Rio de Janeiro com destino a Salvador, sem paradas. Foram praticamente 2 dias navegando, com uma programação intensa e muita animada por todos os lados do Navio. Chegar em Salvador e curtir o carnaval de rua também é uma experiência incrível. A volta é mais tranquila, com aquele ar de ressaca e um pouco mais silenciosa, pra descansar mesmo. Depois de Salvador paramos em Ilhéus, o que pra mim foi uma decepção total. Porto praticamente não existe, é muito feio e velho, as vans exploram preços absurdos e os taxistas idem. Quando você pede para ir a um restaurante bacana eles tem levam até a famosa praia dos Milionários, um lugar caro, feio, com péssima alimentação e inacreditavelmente sujo, repleto de plástico e todo o lixo que vem do mar.  Não recomendo!

Outro ponto indignante em Ilhéus foi o treinamento da tripulação. Logo após atracar em Ilhéus eles começaram a fazer um treinamento de evacuação com a tripulação, ok, até ai nada demais, faz parte da rotina deles. Só que isso ocorreu a partir das 7h45 da manhã, com a tripulação falando alto (em inglês) em todos os alto falantes do navio, inclusive nas cabines. Ou seja, fomos acordados com um longo procedimento de emergência e com aqueles 7 apitos sonoros de evacuação ecoando nas cabeças. Vi muita gente em pânico, correndo de pijama, malas nas mãos, pois a maioria dos passageiros não entendia inglês e achava que a evacuação era real. Enfim, já fiz vários cruzeiros e nunca passei por isso, foi uma experiência ruim.

IMG_5848

SALVADOR

Legal ir pro Carnaval de Salvador porém a MSC poderia explicar para os passageiros como funciona o carnaval, quais horários, onde ir, como comprar os abadás, camarotes, localização dos circuitos, enfim, um guia. Quando chega lá é cada um por si e Deus por todos. Claro que eles vendem um roteiro da própria MSC, porém além de ser caríssimo , não detalham quais os benefícios de se pagar aquela fortuna. Ficamos amigos de um grupo de casais do RJ, que disseram que haviam comprado os Abadás (camarote SKOL) pela metade do preço e que haviam alugado uma van para irem até o camarote curtir a terça-feira de carnaval. Ok, nos juntamos a eles, compramos e combinamos de sair as 21h. Chegamos lá as 22h30 e fomos direto ao camarote Skol. Só há um pequeno detalhe, os trios não passam mais depois das 23h. kkkkk Ou seja, vimos apenas 2 trios passarem e depois ficamos curtindo um camarote praticamente vazio até as 4h da manhã.

RESUMO DA EXPERIÊNCIA

Navio bom, não excelente, roteiro bonito, não surreal, comida fraca, serviço ruim, muito mais a reclamar do que a elogiar. Porém precisamos destacar que os cruzeiros no Brasil se tornaram muito acessíveis economicamente, então a maioria dos passageiros era de brasileiros que estavam ali pela primeira vez, no carnaval (época de folia) e muitos infelizmente ainda não aprenderam a se comportar em alguns lugares e ocasiões, o que causa constrangimentos, problemas e até stress na tripulação. Talvez isso explica a deficiência em alguns serviços. Eu disse alguns, por que a maioria dos problemas encontrados não tem nada a ver com a bagunça dos brasileiros a bordo. Outro ponto é que brasileiro não reclama, aceita tudo que vê, então as coisas não melhoram. Muitos até por estarem fazendo um cruzeiro pela primeira vez, acham que aquele serviço ruim é normal, não tem experiência para comparar. Outros estão no “oba-oba”, curtindo tudo que se oferece. Muito provavelmente se você for fazer um roteiro no MSC Musica na Europa vai encontrar um serviço muito superior no mesmo navio. Perde o Brasileiro! Sobre as duas certezas do check-in no momento do problema da troca de cabines, reconsiderei e teria enorme prazer em fazer um novo Cruzeiro pela MSC. Com a CVC novamente? Jamais!

ASSB

Veja outras avaliações