Roots Resort

Bem vindos ao review do Roots Resort, situado na bucólica e charmosa cidade de Monte Verde/MG, a aprox. 2h30 de carro de São Paulo/SP.

A Arquitetura

A arquitetura do hotel impressiona, você se sente em um sítio de família, extremamente aconchegante e bonito, muito bem cuidado mesmo. São 60mil m² de terreno, cercado de natureza preservada. O projeto arquitetônico é de João Armentano e o paisagismo tem a assinatura de Gilberto Elkis. Já o jardim secreto teve projeto da paisagista Claudia Munoz e mais recentemente teve a colaboração do arquiteto Gil Mello,  que está trabalhando no processo de ampliação do hotel.

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7.1

As áreas de lazer, Spa e Academia.

O hotel conta com uma completa estrutura de lazer e bem estar; piscinas, churrasqueira com terraço ao ar livre, spa, saunas, academia, restaurante, quadra de tênis, quadra poliesportiva, heliponto, lago, bicicletas e lago com pedalinho. A academia é completa mas os equipamentos são antigos. O heliponto é o único da cidade e é homologado pela ANAC.

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4.1

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6.1

O Check-in

O check-in acontece em uma salinha escura e sem graça ao lado do portão principal de entrada. Não tem música, não tem uma fragrância no ar, não ofereceram água, percebi sem querer que havia um banheiro ali pois outro hóspede chegou e pediu para usar. Já possuímos um arquivo PDF com todos os nossos dados pessoais. Sempre mandamos este documento no momento da reserva, principalmente para evitar ter de preencher a mão a famosa ficha de check-in dos hotéis. De tal sorte a funcionária Francieli insistiu que nós preenchêssemos a tal ficha. Me recusei argumentando que já havia encaminhado os dados antecipadamente, ela rebateu dizendo que era lei nacional preencher a mão e assinar. Confesso que foi a primeira vez que ouvi falar de uma lei que “me obrigue” a preencher a ficha de check-in a mão. Questionei novamente e eis que surgiu impresso o nosso arquivo PDF encaminhado enviado na reserva, era só grampear com a ficha do hotel (com as normas) e pedir para eu assinar as 2 vias. Ou ela já deveria ter deixado a ficha preenchida a mão, ficando apenas faltando a minha assinatura para concluir o procedimento. Custa desburocratizar ?

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A Suíte

A acomodação escolhida para esta avaliação foi a Suíte Premium. A suíte tem 35m², é ampla, espaçosa, confortável e bem decorada ao estilo Provençal. Possui walking closet, cama king size, mini-bar, TV a cabo, vista para o jardim, e banheiro com banheira de imersão. Os amenities são Trousseau e as toalhas são novas! Possui ainda aquecedores a água quente e não possui ar-condicionado. Confesso que no início estranhei a ausência do equipamento, mas a noite fez frio e dormimos com as portas da suíte abertas e fui surreal relaxar ouvindo o som da chuva e não de um aparelho eletrônico. O banheiro é muito bom e o chuveiro + banheira é sensacional!

Contrastando com essa incrível experiência da chuva está a decepção com a ausência de itens básicos de um quarto de hotel de luxo; além da ausência do ar-condicionado, não tem guia de canais de TV, Smart TV, lista de preços do mini-bar, bebidas premium no mini-bar, cafeteira Nespresso, diretório de serviços, menu de room service (o hotel não oferece Room Service!!), snacks, biscoitos e chocolates (não tem absolutamente nada pra comer no quarto), a internet é instável, caindo a todo instante e não tem serviço de abertura de leito.

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As outras acomodações

O hotel é boutique, possui 16 suítes e 3 chalés em 5 categorias; Suítes Superior, Suítes Luxo, Suítes Premium (avaliada pelo The One), Suítes Chalés e Suites Super Premium.

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Os detalhes

Confesso que senti falta dos detalhes deste hotel. Fiquei com a impressão de que falta funcionários e os poucos que tem não possuem um treinamento adequado para o perfil que este resort se enquadra; hotel boutique de luxo. É impressionante o contraste de um hotel extremamente bonito e confortável com funcionários tão mal treinados, desatentos, a ponto de você ficar na chuva tirando suas malas do carro enquanto o funcionário lhe observava aguardando em um local coberto, sem oferecer ajuda. Ou você ligar na recepção dizendo que está saindo do quarto para ir fazer o check-out e não oferecerem ninguém para vir ajudar a subir as escadas com as malas. No contra-ponto ressaltar que as camareiras tem “plumas no pés”, pois estavam em 3 ou 4 limpando o quarto ao lado e extremamente silenciosas e discretas! Nota 10 pra elas!

Como podem escrever a mesma carta (redação) de boas vindas a todos os hóspedes ? Não é difícil encontrar essa carta repetida inúmeras vezes pelos hóspedes em redes sociais. No Booking é motivo de piada nas avaliações. A primeira impressão é muito legal ver aquela mensagem escrita a mão mas quando você descobre que é para todos deixa de ser exclusivo e vira uma decepção por completo! Lamentável!

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A gastronomia

A gastronomia é muito fraca no jantar. Aliás, foi uma experiência muito decepcionante! O menu é muito reduzido, não existe nenhuma opção de drinks e são pouquíssimas as opções de vinho (5 pra ser exato). Pedi cerveja e não possuem copo de cerveja de vidro, me ofereceram um copo de acrílico (como assim?), recusei , ai me sugeriram beber cerveja em uma taça de vinho (bizarro). A energia caiu, não tem gerador, jantamos a luz de velas e ao som da chuva. Ponto positivo para o recém contrato garçom Alessandro, muito atencioso e educado!

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O café da manhã

O café da manhã é muito bom, a começar pela simpatia e atenção da funcionária Nataly. Servido no mesmo restaurante do jantar, possui um buffet com pães, bolos, frutas, frios, cereais, geléias e os famosos pão de queijo e doce de leite Mineiros.

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Resumo da experiência

Hotel de contrastes, muito bonito e charmoso na sua arquitetura (João Armentano e cia), decoração e lazer mas com serviço muito fraco, muito abaixo das nossas expectativas! Falta serviço, falta atenção aos detalhes, falta entender o que as pessoas querem, falta ler as avaliações do Booking.com, falta visitar hotéis semelhantes e ver o que os concorrentes estão fazendo, falta ter alguém que cobre pela execução perfeita dos serviços. Falta cafeteira Nespresso e smart TVs nos quartos, falta serviço de restaurante de verdade, falta boa comida, falta gerador, falta room service, falta vinho, falta taça de cerveja, falta vontade, falta simpatia, falta funcionários, falta treinamento, falta internet que funcione 100%, falta experiência, falta perfume, falta música, falta alegria, falta criatividade, falta cuidado, falta o mais importante para um hotel destes ser referência; excelência em todos os detalhes!

ASSB

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