Rolls Royce Ghost

A Rolls Royce é daquelas marcas que estão na categoria dos mitos quando o assunto é carros. Em seus 110 anos de história eles conseguiram algo que poucas marcas conseguiram, unir o clássico com a tecnologia. Bom, quem me conhece sabe que sempre fui um grande apaixonado por carros, mas poucos sabem que minha história com os carros de Goodwood (local da fábrica da Rolls Royce na Inglaterra) começou a quase 10 anos atrás, quando ganhei um livro que contava a história do carros ingleses. Naquela época minha única referência era o Mini e os jipões da Land Rover. De lá pra cá passei a estudar o case Rolls Royce mais de perto, seguindo a marca em redes sociais, acompanhando os lançamentos e por último inserindo um estudo de produto no curso que ministro sobre o mercado de luxo.

Ok, tudo muito lindo, tudo muito belo, mas eu passei quase 10 anos lendo e estudando tudo sobre os Rolls Royce e nunca havia visto um de perto. Até que um belo dia estava eu na Place du Casino em Monaco e lá estava ele, um Rolls-Royce Phantom Extended Wheelbase, em frente ao Hotel de Paris. Eu era uma criança que acabara de encontrar com o Mikey na Disney, minhas pernas tremeram, o coração disparou, suei frio. Podia passar por ali um Bugatti Chiron, La Ferrari ou qualquer uma destas tranqueiras barulhentas, minha atenção estava voltada pra ele, o clássico dos clássicos. Me aproximei, tirei uma dúzia de fotos, me afastei, olhei, dei uma volta, cheguei mais perto, admirei por longos 20 minutos e fui embora, feliz da vida.

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Ok, até ai a minha experiência máxima com um Rolls Royce havia sido apenas visual, mais ou menos como se sente um colecionador da revista Playboy (rsrs). Porém, em uma sexta-feira de um novembro qualquer o telefone tocou e minha sorte mudou. Do outro lado da linha estava um amigo Venezuelano, cujo qual achava que me devia favores, pela quantidade de vezes que eu o ajudei com seus negócios no Brasil. Eu estava parado num posto de combustível, mal podia ouvi-lo, a ligação cortava e eu fazendo malabarismos para entender aquele Espanhol agitado dele. Dos 3 minutos de conversa, só entendi que disse que em minha próxima estada em Miami, não era para eu me preocupar em alugar um carro, pois ele iria me oferecer um presente. “Ok mi hermano, cuando voy a Miami que lo aviso a buscar mi regalo.”

Depois disso me apressei para marcar uma viagem a Miami, estava curioso para ver o que aquele sem vergonha tinha aprontado. Bom, meses depois decidi ir a Miami e no dia do meu voo liguei avisando o horário de minha chegada, e o engraçadinho me fala que meu Rolls Royce estaria me aguardando no Viceroy Hotel. Disse também que eu deveria ir até lá para buscá-lo, pois ele estava em NY e não poderia ter o prazer de me buscar no aeroporto. Minha primeira reação foi: “hahaha, mas que brincadeira sem graça”. Esse sujeito deve ter alugado um destes carros americanos beberrões e está me dizendo para ir buscar um Rolls Royce. Babaca! Confesso, que não gostei da brincadeira. 10h depois estava eu plantado na recepção do Viceroy, com um Pin de estacionamento nas mãos, torcendo para que pelo menos a cor do brutamonte Americano não fosse prata nem branco (eu odeio carros branco ou prata).

Se passaram 20 longos minutos até que vira a esquina uma das coisas mais lindas que eu ja vi passar, um Rolls Royce Ghost Azul Royal, zero km, brilhando. Fiquei hipnotizado olhando pra ele, esperando pra ver quem seria o sortudo que entraria naquele sonho ambulante. Ninguem entrou e o carro ficou ali ligado aguardando o abençoado que iria levá-lo para dar uma voltinha. Um tempo depois o manobrista me olha e pergunta; “O Sr. vai demorar muito para sair ?! Seu carro esta atrapalhando o nosso trânsito!” Owwwwwwwwwwwwwwwww! Oi ?! Eu ?! Sim, ele estava falando comigo… PQP! Vambora!!! E fui…

3 coisas eu notei no primeiro minuto; o cheiro, a quilometragem (137 milhas rodadas) e o conforto do banco. Tirei o carro da área de manobras do hotel e parei na primeira rua que consegui estacionar. Precisava me recuperar do susto e entender como tudo aquilo funcionava. Ah, deu tempo de ligar pro meu BFF e agradecer também. Preciso de mais amigos assim… Do total, foram quase 25 dias de viagem entre Miami, Orlando, Kissimmee e a uma aventura na Turnpike (rodovia que liga Miami a Orlando na Flórida).

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O CARRO

Tudo aqui é superlativo, as vezes bizarro, pela forma com quem sobra atributos em comparação com outros carros da mesma categoria. Sob o capô respira um V12 biturbo 6.6 de 570 cavalos de potência, extremamente silencioso. Com 5,40 metros de comprimento, o sedã é grandalhão sim, mas muito macio e agressivo quando se aciona toda a potência do motor. Por dentro, o modelo possui tela de 10,2 polegadas sensível ao toque, conexão com internet wi-fi e HD com sistema de armazenamento de 25 GB. O sistema de som é exclusivo para o modelo, e conta com 18 auto falantes que atuam com ajuste automático de distribuição para que o áudio possa ser ouvido de maneira harmoniosa em todo o interior.

Uma excelente inovação é o uso de uma nova transmissão por satélite. O sistema, similar ao utilizado nos carros da Fórmula 1, faz a leitura das condições do asfalto, prevê mudanças e ajusta automaticamente as marchas mais adequadas. O Rolls Royce Ghost é capaz de atingir os 100 km/h em 4,9 segundos, segundo a marca. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h.

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A EXPERIÊNCIA

Este é um carro que chama atenção por onde passa, ou seja, você será o centro das atenções em postos e lojas de conveniência. Isto também irá encarecer um pouco aqueles serviços que são precificados pela cara do fregues. Parei num lava rápido para dar uma geral, o sujeito queria me cobrar $ 290 por uma lavagem rápida. Depois de muita discussão expliquei a ele que eu era o motorista e que o patrão mandou apenas dar uma ducha. Rsrs.

Os bancos são extremamente confortáveis e possuem aquecimento e resfriamento, bem como massagem e todas as regulagens elétricas, inclusive do encosto de cabeça. Uma coisa muito bacana é que na lateral do banco do motorista também estão as regulagens do banco do passageiro. O som é absolutamente fiél e as portas dianteiras possuem um guarda-chuvas cada um, que usam o sistema de ar-condicionado do carro para uma secagem rápida. As portas abrem no formato canivete e se fecham com um simples toque num botão. Os miolos das rodas possuem as iniciais RR e flutuam, não girando junto com o fluxo das rodas quando em movimento. Dirigir é genial mas viajar nos bancos traseiros é uma experiência muito prazerosa, uma vez que você tem telas e comandos exclusivos para os passageiros que viajam nesta zona do carro.

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A BRONCA

Dirigir um Rolls Royce já é uma experiência genial mas pilotar essa máquina em uma alto estrada é uma experiência surreal. Por conta de compromissos familiares, tive de ir de Miami para Orlando, pela Turnpike. O dia estava bonito e peguei a estrada logo após o almoço. O carro rodou absolutamente macio e a suspensão é muito boa, permitindo um silêncio quase absoluto na rodagem em alta velocidade. Uma coisa que notei é um leve aumento da suspensão dianteira após os 100km/h, permitindo algo como um “Floating”. Só tinha visto isso nos modelos da Jaguar Land Rover. Entre uma reta e outra tive de me controlar várias vezes para não ultrapassar os limites de velocidade. Porém, distraído e absolutamente encantado com aquela experiência, passei em alta velocidade por um policial rodoviário que estava escondido atrás de umas árvores. Não deu outra, ele veio atrás de mim, piscando aquelas luzes todas e me pedindo para parar.

Encostei e ele veio me lembrar das leis norte americanas. Entre uma anotação e outra, observava o Rolls Royce, talvez tentando entender o que aquele carro estava fazendo ali. Ganhei uma advertência escrita e segui viagem até Orlando, onde cheguei 3h depois, após passar também por uma tempestade severa.

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ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Dimensões
Número de portas/lugares: 4 portas / 5 lugares
Comprimento:- 5.399 mm
Largura: 1.948mm
Altura (sem carga): 1.550 mm
Distância entre-eixos: 3.295 mm
Diâmetro de curso: 13,4 m
Via dianteira: 1.622 mm
Via traseira: 1.660 mm
Capacidade do porta-malas: 490 litros
Capacidade do tanque de combustível: 82,5 litros
Peso (DIN): 2.360 kg

Motor
V12 biturbo de 6,6 l, 48 válvulas
Injeção direta de combustível
Capacidade cúbica: 6.592cc
Potência máxima: 570 cv (420kW) a 5.250 rpm
Torque máximo: 780 Nm a 1.500 rpm
Taxa de compressão: 10:1

Transmissão
Automática de 8 velocidades

Desempenho
Velocidade máxima: 250 km/h (limitada)
Aceleração de 0 a 100 km/h: 4,9s
Aceleração de 0 a 1000 metros: 23,1s

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